11 abril 2007
Padre Anselmo Duarte Rolim - por Adalberto dos Santos
Em fase de finalização a pesquisa sobre o padre cajazeirense Anselmo Duarte Rolim, o Padre Anselmo, cuja história tentarei contar no livro O Padre e a Rua, que será lançado em breve. O Livro narra a trajetória do padre cajazeirense que peregrinou por várias cidades, de Manaus a Cajazeiras, e realizou um sacerdócio cheio de humor e peripécias. Em O Padre e a Rua também se historia, através de pequena e modesta narração, a Rua de Cajazeiras que homenageia o sacerdote.
Famoso por sua conhecida irreverência e por histórias cômicas a ele associadas, Anselmo Duarte Rolim era muito querido pelo povo de Cajazeiras. No livro também haverá poemas do poeta e jornalista cajazeirense Linaldo Guedes e de Jocivan Pinheiro, além da reprodução de um artigo do historiador Deusdedit Leitão; artigo célebre tido como o primeiro texto sobre o padre publicado na imprensa cajazeirense, em 1957. O prefácio será assinado pelo professor e sociólogo Rozenval de Almeida, o Professor Estrela da Universidade Federal de Campina Grande.
Há dois anos venho preparando os originais do livro. Mas creio que os méritos da obra não serão totalmente meus. O curioso trabalho sobre o Padre Anselmo foi realizado graças ao apoio de muita gente boa, espalhada por várias cidades da Paraíba. De João Pessoa a São José de Piranhas, muitos se empenharam na contribuição do apanhado de informações que conseguimos coletar sobre a vida do Padre Anselmo, sobrinho-neto do Padre Inácio de Souza Rolim.
Desde já agradeço às pessoas dos vários Cartórios que visitei (entre elas, Dona Dolores, Wilton Pereira, Dona Verônica Macambira), aos párocos, religiosos e secretários de igrejas de todo o Alto Sertão, aos professores e historiadores pelas dicas de trabalho, e aos vários anônimos de todas as cidades, cujos depoimentos me ajudaram a remontar um pouco da vida e da obra de um dos mais importantes padres da história religiosa de Cajazeiras.
No quesito Rua Padre Anselmo, torno pública a ajuda do Seu Francisco Barreto, Lú Barreto que, no livro, é a voz que conta a história do logradouro cajazeirenses através de uma memória afetiva bastante lúcida diante dos seus quase 90 anos. Em São José de Piranhas, outro exemplo de lucidez e afetividade com a história é a do Seu José Batista, amigo do Padre Anselmo, cuja entrevista nos deu importantes elementos para reescrever uma das principais fases da trajetória do religioso. Seu Batista tem, hoje, 99 anos. O livro é, nesse sentido, um escrevinhar de várias mãos. Minha função foi pôr o lápis para funcionar através da generosa contribuição dessas pessoas.
Em tempo: 2008 será o ano do sesquicentenário do Padre Anselmo Duarte. Boa oportunidade para o aparecimento do livro e para o desenvolvimento de novas homenagens ao vulto cajazeirense que fez história nos sertões nordestinos.

Revista Caos Portátil

Do Ceará, recebo dois trabalhos na área de contos: a revista cearense de literatura Caos Portátil - Almanaque de Conto, em seu número 3, e o livro Dos valores do Inimigos, do escritor Pedro Salgueiro. A revista se destaca na divulgação do novo conto contemporâneo. Caos Portátil traz nomes como os dos escritores Artur Eduardo Benevides, Airton Monte, Carlos D’Alge, Raymundo Neto, Pedro Salgueiro, Virna Teixeira, Dimas Carvalho e Jorge Pieiro. A revista procura ser aberta aos novos autores, e divulga nomes menos conhecidos. É o caso do jornalista e romancista de Vida, paixão e morte de Etelvino Soares, o senhor Lustosa da Costa.

Edições do Caos

O escritor Pedro Salgueiro edita a Revista Caos Portátil com o também escritor Jorge Pieiro. Juntos, os dois autores acabam de criar um novo selo editorial na capital cearense. Trata-se das Edição do Caos, que de saída acaba de lançar a reunião de crônicas chamada Fortaleza Voadora (de Pedro Salgueiro), o livro de contos Eu Vou Esquecer Você em Paris (de Carmélia Aragão) e uma coletânea de aforismo, Fragma (do escritor Cândido Rolim).

Romancista cajazeirense

Segundo a revista cearense, o escritor Lustosa da Costa, 69, é de Cajazeiras, mas reside atualmente em Brasília. Jornalista, formado em Direito, Lustosa já publicou cerca de vinte livros. Seu romance, Vida, paixão e morte de Etelvino Soares, foi editado em Portugal. Perguntei a alguns artistas e jornalistas da cidade de Cajazeiras se eles conheciam de Lustosa da Costa. De minha parte, nao. Antes de ler a revista cearense, não tinha ouvido falar do escritor.

Tese de doutorado

Por falar em pesquisa, o poeta Carlos Gildemar Pontes acaba de concluir sua tese de doutorado em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Paraíba. O trabalho investiga a condição do anão marginalizado em contos do escritor cearense Moreira Campos. Professor de literatura na UFCG em Cajazeiras, Gildemar é ensaísta e ficcionista, com livros publicados na área.
 
posted by Nu com a minha musa at 6:21 PM | Permalink |


0 Comments: